
Há 42 anos a Unimed Natal está presente na vida dos potiguares com o modelo de cooperativismo médico, que tem como base fundamental o propósito de cuidar do outro. Neste momento, em que enfrentamos a pandemia causada pelo novo coronavírus, o nosso desafio tem sido ainda maior: num cenário adverso, desbravar caminhos que fortaleçam os vínculos pelo Jeito de Cuidar, atendendo todos os nossos públicos.
Nesse sentido, disponibilizamos em nosso site um documento com todas as ações desenvolvidas pela cooperativa até o momento e que tem auxiliado nosso público a enfrentar de maneira menos crítica a crise causada com a chegada da Covid-19. A equipe do comitê de crise, formada por uma gestão técnica e diligente, vem realizando um trabalho específico voltado para a criação de novos serviços como a ampliação de leitos, novas formas de atendimento e campanhas educativas.
Entendemos a delicadeza que o momento pede e estamos cientes de que, reunindo esforços sempre com foco no cuidado e na preservação da vida, sairemos dessa situação ainda mais FORTES.
Juntos no combate ao coronavírus.
Central de Atendimento Coronavírus 24h
Através da nossa Central de Atendimento Coronavírus 24h, os beneficiários Unimed Natal com suspeitas de Covid-19 recebem orientações de uma equipe médica especializada sobre as medidas que devem ser adotadas para alívio dos sintomas, bem como direcionando para as unidades de atendimento adequadas a sua necessidade.
- 5.409 atendimentos recebidos na Central Coronavírus até 15/06
Teleconsulta Coronavírus
Implantamos o sistema de teleconsultas para beneficiários com sintomas da Covid-19, onde é possível receber todas as orientações médicas necessárias sem sair de casa.
O agendamento pode ser feito pelo site (www.unimednatal.com.br), no app Unimed Natal Beneficiário ou na Central de Atendimento pelo (84) 3220.6400.
- 1.665 consultas on-line atendidas por médicos e psicólogos até 15/06
Telemonitoramento para beneficiários
Desenvolvemos o serviço de telemonitoramento para pacientes com Covid-19 que estão em fase de tratamento. O beneficiário recebe ligações da equipe assistencial responsável até sua total recuperação. Aplicativo Unimed Natal Beneficiário Com o novo app Unimed Natal Beneficiário, os clientes podem agendar consultas, autorizar exames, acessar o Guia Médico e ter a carteirinha virtual para utilizá-la quando e onde quiser de forma rápida e prática.
- 1.732 telemonitoramentos realizados até 15/06
Assistente virtual Coronavírus
Disponibilizamos aos nossos clientes a assistente virtual coronavírus para tirar dúvidas sobre sintomas relacionados à Covid-19.
Campanha de vacinação contra influenza
Durante a campanha de vacinação contra a influenza, realizamos uma parceria com a prefeitura de Natal e auxiliamos a Secretaria Municipal de Saúde vacinando todos os nossos beneficiários acima de 60 anos em formato drive-thru.
- 2.392 beneficiários vacinados durante a campanha
Sistema para acompanhamento de beneficiários em nossa rede
Em 2019 realizamos o Conexão Startup Saúde, em conjunto com a Liga contra o Câncer. A startup Corps foi a vencedora do edital, a partir de uma solução apresentada de segmentação da carteira de clientes e acompanhamento do ciclo de receitas, monitorando desde a cobrança até a retenção de clientes. Durante a pandemia, a Corps aprimorou a proposta desenvolvida e trouxe a Flymed como a solução para o acompanhamento dos nossos clientes em seu percurso ao longo da rede criada para a prevenção e assistência de casos relacionados à Covid-19. Além de estar integrada com a Central de Atendimento Coronavírus 24h, a ferramenta possibilita identificar o uso e a ocupação dos leitos de enfermaria, UCI e UTI, bem como a disponibilidade de respiradores em toda a rede prestadora.
Teste rápido para clientes empresariais
Disponibilizamos o serviço de testagem rápida para Covid-19 como um produto adicional a ser adquirido pelos nossos clientes empresariais. Essa ação possibilita o levantamento do nível de disseminação do vírus em nossa carteira de clientes, bem como ajuda as empresas a se planejarem para o retorno responsável às atividades.
Distribuição de medicamentos para Covid-19
Iniciamos a dispensação de medicamentos para tratamento da Covid-19 devido à dificuldade dos clientes em encontrar esses insumos nas farmácias locais. Para receber, o beneficiário precisa estar com a prescrição médica, carteirinha do plano e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido devidamente assinado em mãos.
Entre os medicamentos distribuídos estão a ivermectina e a hidroxicloroquina.
Aquisição de equipamentos e EPIs
Investimos em equipamentos (como respiradores, monitores e bombas de infusão), bem como asseguramos suprimentos de EPIs (como máscaras N95/PFF e máscaras cirúrgicas, aventais, toucas, propés, luvas, face shields, dentre outros). Mais de R$ 6,5 milhões já foram investidos nessas aquisições com o objetivo de garantir a segurança de nossos profissionais, prestadores e clientes.
Centro Clínico Referência Covid-19
Instalado no estacionamento do Shopping Via Direta, o Centro de Referência Covid-19 foi desenvolvido para atendimento aos beneficiários maiores de 15 anos com sintomas do novo Coronavírus. O local conta com consultórios médicos e salas para medicação e encaminhamentos de atendimentos de urgência, sempre respeitando as medidas dos órgãos de saúde do país e do mundo para evitar contaminações.
Anexo II Hospital Unimed
Realizamos a modernização do antigo SOS Unimed para o novo Anexo II do Hospital Unimed, onde está funcionando o pronto atendimento infantil.
O espaço conta com dois consultórios e capacidade para acomodar 14 pacientes, além de área exclusiva para aplicação de medicação.
Covid-PED
Visando atender os pacientes da pediatria com sintomas respiratórios suspeitos do novo coronavírus, abrimos também uma nova área de pronto atendimento especialmente dedicada a esse público.