
Hackers conseguiram invadir, na noite de domingo, 18, o sinal da televisão estatal iraniana para passar mensagem de apoio para Reza Pahlavi, filho de xá Mohammad Reza Pahlavi, que comandou o país asíatico de 1941 até 1979, quando ocorreu a revolução islâmica.
É mais um capítulo da onda de protestos que assola o Irã e que, de acordo com a Reuters, já vitimou pelo menos cinco mil pessoas, de acordo com oficial iraniano.
No vídeo, o príncipe, que saiu do país em 1978 e é considerado um dos líderes da oposição, diz que as forças armadas possuem apenas um dever: “Proteger suas pr´prias vidas. Vocês não tem muito tempo. Se juntem ao povo o quanto antes”. Confira o vídeo do momento abaixo.
Entre imagens do príncipe, eram mostrados cards com textos como “Não aponte suas armas para o povo. Junte-se a nação em prol da liberdade do Irã”
De acordo com a ABC, o vídeo foi transmitido apenas no sinal via satélite da IRIB, Radiotelevisão da República Islâmica do Irã, que detém o monopólio dos serviços de televisão e rádio no país. Demais sinais não foram afetados.
Essa não é a primeira vez, nos últimos anos, em que terceiros conseguiram sequestrar o sinal estatal. Em 2022, uma gravação de líderes exilados de um grupo da oposição foi transmitida por diversos canais; parte da mensagem pedia pela morte do Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país.
Extra

