Em meio a uma pandemia e mesmo diante das dificuldades que a saúde pública de estados e municípios enfrentam, tanto no campo financeiro, como na questão de recursos humanos, a área de saúde do município de Parnamirim, especificamente da praia de Pirangi do Norte, recebeu elogios da turista carioca, Renata Scherr, que passa uns dias de férias na praia de Cotovelo.
A visitante ficou positivamente impressionada com a simplicidade e comprometimento da secretária Adjunta de Parnamirim, Luciana Guimaraes da Cunha, que estava no local, trabalhando na hora do almoço e conversando com os usuários da unidade hospitalar. A postura da funcionária pública rendeu elogios da turista, que destacou a humanização da profissional.
“Quanta Educação, quanta humanização, para um dia quente e ainda mais na hora do almoço”. A declaração ganhou as redes sociais.
Veja abaixo o depoimento completo da turista Renata Scherr:
“Estou na praia de Cotovelo passando uns dias de férias com minha família. Somos do Rio. Precisei levar a babá do nosso filho a um serviço de saúde e nos informaram sobre o de Pirangi. Fomos até lá. Desci do carro e haviam algumas pessoas sentadas esperando, porém percebi q estava fechado pela hora do almoço, mas algo me chamou atenção. Uma mulher, com jeito diferente do q estamos infelizmente acostumados, interagindo com aquelas outras q esperavam ali, quase individualmente. O tempo parecia não ter pressa. Simples, de jeans, fala mansa, ela ouvia atentamente e por mais difícil q fosse, apontava uma solução ou no mínimo mostrava interesse.
Quanta educação, quanta humanização, para um dia quente e ainda mais na hora do almoço. Realmente saúde não marca hora. Ainda passou por mim e perguntou se poderia ajudar. Depois, tive a curiosidade de perguntar quem era ela e informaram q era a secretária adjunta de saúde da cidade. Fiquei pensativa. Quantas atribuições deve ter em meio às inúmeras problemáticas da saúde pública (meu marido é médico). Como atitudes assim marcam a gente num mundo frio. O melhor já havia acontecido, independente de como seria depois, mas também foi surpreendente! Porém a primeira impressão é a q realmente fica, principalmente de forma positiva na saúde pública. Com nosso problema resolvido, trouxe p meu marido essa reflexão de humildade e o quanto por quase nada, podemos oferecer ao outro.
Não conheço os administradores da cidade e em breve voltaremos p nossa realidade longe daqui, mas levarei o exemplo de postura dela. Por mais pessoas assim. Parabéns pela sensibilidade“.
Renata Scherr