SELO BLOG FM (4)

TSE contradiz Bolsonaro e defende resultado das eleições de 2018

A CORTE SUPERIOR DIVULGOU UMA NOTA, NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA, NA QUAL ASSEGURA A CONFIABILIDADE DO PROCESSO ELEITORAL. FOTO: ILUSTRAÇÃO

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota para garantir a segurança e a confiabilidade do resultado das eleições de 2018. O esclarecimento, publicado na página oficial da corte na tarde desta terça-feira (10/03/2020), vem um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acusar de fraude, sem apresentar provas, o pleito de 2018. Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que venceu “no primeiro turno”.

Sem citar Bolsonaro no texto, o TSE argumenta que, “ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das eleições 2018, em particular o resultado da votação no 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização.”

A Corte superior salientou que o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente pela eficiência e confiabilidade. “Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências”, diz o texto.

Metropole

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui