O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o advogado Kash Patel foi o escolhido para chefiar o FBI em seu segundo governo. Patel substituirá o atual diretor do departamento, Christopher Wray, que precisará renunciar ao cargo ou ser demitido, já que ainda possui três anos de um mandato que dura uma década. Wray foi nomeado por Trump em 2017.
– Tenho orgulho de anunciar que Kashyap “Kash” Patel será o próximo diretor do Federal Bureau of Investigation [FBI]. Kash é um advogado brilhante, investigador e lutador do “America First”, que passou sua carreira expondo a corrupção, defendendo a justiça e protegendo o povo americano – escreveu Trump na rede Truth Social no último sábado (30).
Ao fazer o anúncio, o presidente eleito disse ainda que a gestão de Patel “acabará com a crescente epidemia de crimes nos Estados Unidos, desmantelará as gangues criminosas de imigrantes e acabará com a praga maléfica do tráfico humano e de drogas na fronteira”.
COMBATE AO DEEP STATE
Patel, que já trabalhou como defensor público federal e procurador federal, disse em setembro deste ano que fecharia o prédio que abriga a sede do FBI e o transformaria em um “museu do deep state”, termo que normalmente é usado para se referir a uma rede de burocratas que operaria nos bastidores para preservar seus próprios interesses.
– O maior problema que o FBI teve veio de seus postos de inteligência. Eu acabaria com isso. Eu fecharia o prédio Hoover do FBI no primeiro dia e o reabriria no dia seguinte como um museu do deep state – disse Patel.
Pleno News