SELO BLOG FM (4)

Trump envia maior porta-aviões do mundo à América do Sul

FOTO: EFE

O Pentágono anunciou, nessa sexta-feira (24), o envio ao Mar do Caribe do porta-aviões USS Gerald Ford, o maior do mundo, em meio à tensão com a Venezuela pelos ataques militares contra lanchas carregadas com drogas.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, instruiu o envio do porta-aviões e de seu grupo de ataque à área de responsabilidade do Comando Sul dos Estados Unidos “em apoio à diretriz do presidente de desmantelar as organizações criminosas transnacionais”, explicou em um comunicado o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell.

Segundo o porta-voz, esse envio “reforçará a capacidade dos EUA de detectar, monitorar e desmantelar atores e atividades ilícitas que comprometem a segurança e a prosperidade do território americano”.

– Estas forças irão fortalecer e ampliar as capacidades existentes para desmantelar o narcotráfico e reduzir e desmantelar as organizações transnacionais – acrescentou.

O Gerald Ford e seu grupo de ataque se unem deste modo ao contingente enviado desde o verão pelo Pentágono ao Caribe com o argumento de combater o narcotráfico, que inclui três navios de assalto e transporte anfíbio, aviões de combate F-35B, aviões de patrulha P-8 e drones MQ-9, que operam a partir de uma base em Porto Rico.

Durante as últimas semanas, o governo de Donald Trump destruiu uma dezena de embarcações em Caribe e Pacífico, matando várias pessoas, perto de Venezuela e Colômbia, o que disparou a tensão com esses países, que denunciam execuções extrajudiciais.

Nesta sexta, Hegseth anunciou que o Exército americano afundou outra lancha no Caribe que, segundo afirmou, era operada pelo grupo transnacional Tren de Aragua, e detalhou que no ataque teriam morrido seis pessoas, às quais qualificou de “narcoterroristas”.

A tensão é especialmente elevada com a Venezuela, já que Trump ordenou à CIA que realize operações secretas dentro desse país, enquanto o governo de Nicolás Maduro afirma que os Estados Unidos pretendem atacar em território venezuelano.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui