
Nesse domingo (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu que Cuba não receberá mais dinheiro ou petróleo da Venezuela. Ele disse que a ilha tem “vivido há anos” às custas dos recursos venezuelanos em troca de “serviços de segurança” prestados aos “dois últimos ditadores”, em referência a Hugo Chávez e Nicolás Maduro.
– Mas não mais – destacou o presidente americano.
Ele se manifestou por meio de sua rede, a Truth Social, onde ressaltou que a Venezuela agora conta com o Exército “mais poderoso” do mundo, o americano, para sua proteção.
– Não haverá mais petróleo nem dinheiro [da Venezuela] para Cuba! Zero! – acrescentou.
Desde a captura de Nicolás Maduro, Trump vem prevendo a queda iminente do governo cubano.
– Sugiro que eles [Cuba] cheguem a um acordo antes que seja tarde demais – completou.
Ao mencionar que Cuba forneceu “serviços militares” aos dois últimos governantes venezuelanos em troca do petróleo e do dinheiro que permitiram à ilha “sobreviver” por décadas, Trump celebrou o fato de que “a maioria” dos militares cubanos morreu no ataque perpetrado por forças americanas na semana passada em Caracas. A operação resultou na captura de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.
Segundo Trump, após a ofensiva, “a Venezuela não precisa mais de proteção” dos cubanos, a quem chamou de “capangas e extorsionários que os mantiveram sequestrados por tantos anos”.
O presidente americano reiterou que a Venezuela agora tem o apoio das Forças Armadas dos Estados Unidos para protegê-la.
– E nós os protegeremos – assegurou.
Pleno News

