SELO BLOG FM (4)

Trump ameaça retirar os EUA da OMS por divergências sobre coronavírus

FOTO: AFP

O presidente Donald Trump ameaçou nesta segunda-feira (18) interromper permanentemente os pagamentos para a OMS (Organização Mundial da Saúde) e reavaliar a permanência dos Estados Unidos na organização em meio à pandemia de coronavírus.

“Se a OMS não se comprometer a melhorias significativas nos próximos 30 dias, eu tornarei permanente a minha suspensão temporária dos aportes dos EUA à OMS e reavaliarei nossa participação na organização”, disse Trump em carta ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O documento foi publicado em uma rede social.

Mais cedo nesta segunda (18), Trump acusou a entidade de ter feito “um trabalho muito triste” em relação à emergência sanitária. “Os EUA pagam a eles 450 milhões de dólares por ano; a China paga a eles 38 milhões de dólares por ano. E eles são um fantoche da China”, disse o presidente americano na Casa Branca.

O presidente americano anunciou a suspensão temporária dos pagamentos à OMS há cerca de um mês. Na contramão das orientações sanitárias feitas pelo organismo, Trump tem pressionado governadores a encerrar as medidas de isolamento da população e promovido o uso da hidroxicloroquina, medicamento sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19.​

A OMS, que começou sua assembleia anual nesta segunda, é responsável por articular a resposta global a emergências sanitárias. O organismo faz recomendações, mas não tem poder para interferir nas políticas adotadas por seus países membros na resposta ao coronavírus.

Folha de S. Paulo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui