Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter foi registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país, neste sábado (16). O tremor foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).
O Centro de Alerta de Tsunamis Pacífico afirma que há possibilidades de tsunamis em um raio de 300 quilômetros do epicentro, segundo a Reuters. Além do país, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru podem ser atingidos por ondas. A marinha peruana está em alerta.
A agência de notícias afirma que a principal agência de emergências do país não recebeu relatos de danos por causa do tremor, e que partes da capital Quito, a 173 quilômetros da região atingida, estão sem energia elétrica.
O presidente do Equador, Rafael Correa, publicou em sua conta no Twitter que as autoridades estão avaliando os danos, e que o vice-presidente, Jorge Glass, está coordenando o Serviço Integrado de Segurança. Ele avisa que não há evidências de tsunamis, mas recomenda manter distância de áreas costeiras. De acordo com o jornal equatoriano “El universo”, o tremor foi sentido por cerca de 50 segundos.