SELO BLOG FM (4)

Tecnologia desenvolvida na Unicamp reduz efeitos colaterais em tratamentos contra câncer

TECNOLOGIA DEVE MINIMIZAR QUEDA DE CABELO, NÁUSEAS E VÔMITOS

Uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto de Química da Unicamp, em Campinas (SP), pode reduzir os efeitos colaterais de tratamentos quimioterápicos contra câncer, como queda de cabelo, náuseas e vômitos. A pesquisa, ainda em fase de laboratório, já foi patenteada e será apresentada como oportunidade de negócio para empresas dos ramos farmacêutico e da saúde em um encontro em São Paulo.

A univesidade depositou a patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que será apresentada no Pharma Meeting Brazil 2017 pela equipe da Agência de Inovação Inova Unicamp. A tecnologia está disponível para licenciamento.

Mais com menos

A pesquisa conseguiu demonstrar, por meio da estratégia de usar nanopartículas, que o remédio usado na quimioterapia pode ser conduzido mais diretamente ao alvo, que é a célula doente, sem tantas “perdas” no percurso pelo organismo.

Por causa disso, os pesquisadores descobriram que é necessária uma menor concentração do remédio em cada nanopartícula. Além de reduzir os efeitos colaterais, outro benefício desta tecnologia é que ela não usa solventes tóxicos nas etapas do processo.

A descoberta foi feita durante o mestrado do pesquisador Leandro Carneiro Fonseca, orientado pelo professor Oswaldo Luiz Alves e ao lado dos pesquisadores Diego Stéfani Teodoro Martinez e Amauri Jardim de Paula.

 

Do G1

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui