A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou uma série de medidas de prevenção ao novo coronavírus no sistema de transporte da capital potiguar. Entre as ações, a pasta recomendou que as empresas operadoras do sistema reforcem as limpezas dos veículos da frota e dos terminais.
Além disso, STTU anunciou que irá aumentar a limpeza nas estações de transferência, do Bairro Latino – na zona Sul – e do Igapó – na zona Norte de Natal. A secretaria também recomendou a higienização dos táxis, escolares e aplicativos. Mesmo com várias atividades suspensas na cidade, entre serviços públicos e escolas, a secretaria de mobilidade não cogita a redução na frota de ônibus da cidade de acordo com a informação passada pela assessoria de imprensa da pasta.
Cuidados individuais
Além das recomendações para as empresas, a STTU divulgou medidas pessoais de higiniezação devido à grande circulação de pessoas pelos ônibus da cidade. “Evite colocar as mãos no rosto e nas mucosas (olhos, nariz e boca) ao passar em locais com grande circulação de pessoas, como é o caso das Estações de Transferência e veículos de transporte, seja coletivo ou individual. Essa medida deve ser tomada mesmo que não haja uma grande quantidade de pessoas no ambiente, visto que os meios de transporte possuem alta rotatividade de pessoas”, orientou.
A secretaria recomendou ainda que os usuários lavem as mãos com água e sabão, secando-as com papel toalha, ao chegar ao destino final da viagem. Celulares e outros objetos pessoais também devem ser higienizados. Além disso, a pasta aconselha que idosos e outros membros de grupos de risco evitem deslocamentos desnecessários. “Se não possuir outra opção de deslocamentos, recomenda-se que seja realizado nos horários de entrepico, como forma de evitar a lotação existente no horário de pico”, concluiu.