O atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) no Rio Grande do Norte passou a ser apenas digital, em 23 de março, em virtude do Decreto Estadual 29.512 que apresentava medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Com isso, o número de requerentes digitais do seguro-desemprego saltou de 182 em abril de 2019 para 6.901 até 26 de abril de 2020. Um aumento de 3.691% no comparativo anual do mês.
O mês de março também registrou crescimento no balanço entre 2019 e 2020. Com a expansão da pandemia no estado potiguar, o número de atendimentos não presenciais passou de 142 para 2.063 de um ano para o outro, equivalente a 1.352% de acréscimo.
Com a sobrecarga dos sistemas online e dificuldade de alguns populares em solicitarem o benefício pela internet, o atendimento presencial exclusivo para o seguro-desemprego foi retomado no dia 22 de abril somente na unidade matriz de Candelária, na zona Sul de Natal.
Em 2019, a solicitação presencial era 4.933% maior que a digital no mês de março e 3.757% de abril. Já em 2020, os requerentes digitais representam 28,72% dos atendimentos de março e 98,57% de abril.
No comparativo anual, não ocorreu variação significativa no número de solicitações do seguro-desemprego, mesmo com a crise econômica causada pelo novo coronavírus. Março e abril de 2019 registraram 7.290 e 7.202 pedidos, respectivamente. Os números são similares aos protocolizados em 2020, quando 7.182 pessoas requereram o benefício em março e 7.001 em abril.
Confira os números:
Março/2019
Requerente Digital: 142
Requerente Presencial: 7.148
Total: 7.290
Abril/2019
Requerente Digital: 182
Requerente Presencial: 7.020
Total: 7.202
Março/2020
Requerente Digital: 2.063
Requerente Presencial: 5.119
Total: 7.182
Abril/2019
Requerente Digital: 6.901
Requerente Presencial 100
Total 7.001