Devido às intensas chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde o final de abril, peixes do lago Guaíba estão nadando pelas ruas de Porto Alegre. Com o transbordamento do lago, esses animais foram avistados no bairro Auxiliadora, na capital gaúcha.
Em janeiro de 2023, já havia sido constatada a presença de palometas (Serrasalmus maculatus), popularmente conhecidas como piranhas carnívoras, no lago Guaíba. A chegada desses peixes se deu por meio da transposição e conexão dos rios Uruguai e Jacuí com as águas do lago.
Segundo relato do analista de tecnologia da informação Victor Warth, publicado no jornal Zero Hora, uma piranha-amarela foi avistada a mais de cinco quilômetros de distância do Rio Jacuí, na rua Coronel Bordini. O peixe estava próximo a um bueiro.
Os pescadores da região afirmam que as piranhas são observadas há pelo menos três anos e que sua presença nos rios locais causa desequilíbrio no ecossistema. Isso ocorre porque a piranha não é uma espécie nativa da área e ataca outros peixes que não fazem parte de sua cadeia alimentar.
Terra Brasil Notícias