SELO BLOG FM (4)

Sesc RN leva o maior circuito literário do Brasil para Mossoró, Caicó e Currais Novos

FOTO: ZÉ WELLINGTON

Até o dia 29 de setembro, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) levará até Mossoró, Caicó e Currais Novos, uma edição do projeto Arte da Palavra. Considerado o maior circuito literário do Brasil, a iniciativa permite o intercâmbio de conhecimento durante todo o ano, em que escritores de outros estados participam de ações por todo o país, inclusive autores potiguares.

A programação do Arte da Palavra, em Mossoró, acontece com a oficina de Cordel, Embolada, Repente e Rap, sob a condução do pernambucano Clécio Rimas. Ele abordará a criação literária nos diversos tipos de poesia metrificada – sextilhas, septilhas, oitavas e décimas – além de técnicas para criação de repentes (roda de glosas), fabricação de cordéis, desenvolvimento de canções no ritmo das emboladas e sobre como esses gêneros dialogam com os beats e letras de rap em suas diferenças e semelhanças.

A oficina acontece no Sesc Mossoró, nos dias 26, 27 e 29, e na Universidade Estadual (UERN), no dia 28, sempre das 18h às 22h. Para se inscrever, o interessado deve enviar e-mail para: [email protected] (Faixa etária: 15 anos).

No dia 26, às 19h, a programação continua com o Circuito de Autores, que realizará um bate-papo com participação do cearense Zé Wellington e a carioca Renta Ventura, e mediação de Polly Freitas. Na quinta-feira, 28, o Circuito acontecerá também em Caicó (Escola Estadual de Tempo Integral José Augusto) e Currais Novos (Escola Estadual de tempo Integral Capitão Mor Galvão), às 9h e 15h, respectivamente.

Wellington é professor universitário nas áreas de Marketing e Inovação, escritor e roteirista audiovisual e de histórias em quadrinho. Já Renata é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, com experiência na produção de roteiro para cinema documentário e autora de livros premiados.

 Arte da Palavra

O Arte da Palavra realiza três circuitos: autores, criação literária e oralidades. O primeiro reúne duplas de escritores de localidades distintas para troca de experiências e ideias com o público sobre temas comuns às suas obras. O circuito de oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como narração de histórias, saraus, performances, slams e repentes. Já a criação literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas. A programação segue no ar até dezembro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui