A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (Nasst Central), realizará o “I Encontro – Trabalho e Saúde Mental dos Servidores da SESAP: uma discussão importante”. O evento acontece na próxima segunda-feira, 9, a partir das 8h, no auditório do Hospital João Machado, e é voltado para servidores e demais interessados pela temática.
A ação encerrará as atividades, em 2019, do Cerest RN na área de saúde mental e trabalho e tem o objetivo de discutir sobre os principais fatores de risco para a saúde mental dos trabalhadores e sobre estratégias de prevenção ao adoecimento psíquico, buscando uma melhor qualidade de vida no trabalho. Para isso, o encontro contará com a promoção de uma mesa redonda com temáticas relacionadas à ergonomia cognitiva, síndrome de Burnout e aspectos psíquicos presentes no processo de aposentadoria.
Números
Os transtornos mentais representam um dos principais grupos de agravos relacionados ao trabalho. Segundo da Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais menores acometem cerca de 30% dos trabalhadores e os transtornos mentais graves acometem de 5 a 10% dos trabalhadores.
No estado do Rio Grande do norte, foram notificados 854 casos de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT), no período de 2006 a 2019, segundo dados obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).