Um acordo firmado durante a reunião realizada no final da tarde de ontem, 17, entre o Governo do Estado, a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) e a Coopmed, pôs fim a paralisação de parte dos atendimentos de clínica médica, ortopedia, cirurgias vasculares e cirurgias gerais. O ajuste definiu para esta sexta-feira (19), o repasse dos valores em atraso com a Cooperativa.
Como medida para evitar atrasos no pagamento, a Sesap está concluindo o apostilamento (modificação que não altera as bases contratuais) dos contratos com as cooperativas médicas. Com a mudança, os pagamentos, que atualmente são feitos com recursos do Tesouro Estadual (Fonte 100), passarão a ser efetuados com recursos advindos do Ministério da Saúde (Fonte 160).
No Hospital Walfredo Gurgel (HWG), ainda na noite de ontem, a escala foi reformulada com a convocação emergencial de profissionais estatutários e o plantão noturno contou com três clínicos, quatro cirurgiões gerais e quatro ortopedistas. Hoje pela manhã o plantão já foi normalizado.