Com o objetivo de valorizar a participação feminina na política brasileira, a senadora Zenaide Maia (PSD) propôs a criação da comenda Alzira Soriano no Casa Legislativa. A proposta foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) e segue para análise na Comissão Diretora. Pelo projeto, o prêmio será entregue anualmente a cinco mulheres que se destacarem na política. As agraciadas também receberão um diploma em sessão solene no Senado.
“Trajetórias como a de Alzira, de se impor em uma sociedade machista e em determinados âmbitos totalmente masculinos, têm poder pedagógico e simbólico, sendo fundamentais para que outras mulheres sejam estimuladas a participar da política”, disse Zenaide.
A escolha das homenageadas será feita por um conselho com representantes de todos os partidos com assento na Casa. Os parlamentares poderão indicar candidatas. A ideia é, além de valorizar essas trajetórias, chamar atenção para o pequeno número de mulheres na política brasileira.
O prêmio leva o nome de Alzira Soriano, a primeira mulher eleita prefeita no Brasil e na América Latina, em 1928, na cidade de Lajes, região central do Rio Grande do Norte. Mesmo enfrentando diversos preconceitos e ataques machistas, ela conquistou 60% dos votos.
Agência Senado