SELO BLOG FM (4)

Senado deve votar aumento de deputados federais nesta quarta (18); veja o que muda no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Senado Federal deve votar nesta quarta-feira (18) o projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais.

A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, tem impacto direto no Rio Grande do Norte, que poderá ganhar duas novas cadeiras a partir das eleições de 2026, caso o projeto vire lei.

A ampliação do número de parlamentares atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das vagas de acordo com os dados do Censo de 2022. A atual composição da Câmara é baseada em critérios populacionais de 1993.

A proposta também altera a composição das Assembleias Legislativas, já que o número de deputados estaduais é proporcional à bancada federal. Com isso, o RN também passará a ter seis novos deputados estaduais, elevando o total atual de 24 para 30.

Impacto financeiro

Apesar da expectativa de aumento na representatividade do Estado, o projeto tem gerado debate devido ao impacto fiscal. Segundo levantamento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o acréscimo de vagas pode custar mais de R$ 140 milhões por ano ao país, somando os novos deputados federais e estaduais.

Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não haverá aumento de gastos na esfera federal. “Não terá aumento de despesa em lugar nenhum. Vai usar o próprio orçamento da Câmara dos Deputados”, afirmou.

No entanto, a estimativa é que os Estados arquem com mais de R$ 76 milhões por ano com as novas vagas nas Assembleias Legislativas.

Redistribuição nacional

Além do Rio Grande do Norte, outros oito Estados também ganharão vagas na Câmara:

  • Santa Catarina (+4)
  • Pará (+4)
  • Amazonas (+2)
  • Mato Grosso (+2)
  • Ceará, Goiás, Minas Gerais e Paraná (+1 cada)

Com exceção de Santa Catarina, todos os Estados contemplados com novas vagas também aumentaram de forma significativa sua população nos últimos censos.

A expectativa é que o Congresso aprove a proposta até o prazo estabelecido pelo STF, dia 30 de junho de 2025.

Portal 96 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui