SELO BLOG FM (4)

|Sem dar explicações| Força Nacional vai embora do RN e aumenta clima de incertezas na Segurança Pública

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Polícia Militar tem feito a guarda dos presídios administrados pelo Estado desde a semana passada, quando os agentes da Força nacional deixaram o Rio Grande do Norte. A Força atuava no auxílio de perícias para a resolução de homicídios e também na guarda externa dos presídios. Os homens da FN retornaram para Brasília e, segundo o Secretário de Justiça e Cidadania, Cristiano Feitosa, não foi informado oficialmente à pasta o motivo do retorno. Segundo Feitosa, os agentes seguiram para Pernambuco, onde auxiliariam a PM em uma greve que estava anunciada para acontecer.
No entanto a paralisação foi abortada e, de lá, eles voltaram para a capital federal. Feitosa disse que o comandante das tropas informou somente que o retorno havia sido solicitado. Em março deste ano foi anunciado que a Força nacional permaneceria no Rio Grande do Norte por, pelo menos, mais seis meses. A renovação da permanência foi, inclusive, publicada no Diário Oficial da União.

Em matéria publicada em 23 de março no Portal Brasil, site oficial da Presidência da República, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, chegou a confirmar que os policiais da FN permaneceriam no RN. De toda maneira, o desempenho desses agentes de segurança não vinha sendo bem avaliado pela Sejuc. Mesmo com a atuação deles, as fugas dos estabelecimentos prisionais do estado não acabaram. Quase 200 homens já ganharam as ruas ilegalmente em 2016, saídos das carceragens potiguares.

Para Cristiano Feitosa, a redução do contingente dos agentes da Força Nacional prejudicou nesse trabalho. “Ultimamente, com a redução do contingente, o trabalho vinha sendo ineficaz”, corrobora o secretário. Feitosa, inclusive, elogiou o trabalho que desde a semana passada vem sendo realizado pela Polícia Militar. “A única ocorrência registrada foi uma tentativa de fuga em Alcaçuz, que foi abortada”, disse.

Ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, a Força Nacional é um programa de cooperação federativa criado em 2004 com a participação de profissionais de segurança pública dos 26 Estados e do Distrito Federal. Participam da Força policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e/ou profissionais de perícia. As equipes da FN atuam em situações de crise e operações especiais em apoio aos entes federativos. A Força Nacional desenvolve atualmente 41 operações, em vários estados e no Distrito Federal. Após concluírem até dois anos de operações, eles retornam às suas instituições de origem.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Informações: Novo Jornal

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui