O governo de Jair Bolsonaro já estuda ampliar a lista de atividades essenciais que poderiam funcionar durante a pandemia do coronavírus. Um dos integrantes do governo disse que “segunda-feira vai ser o estouro da boiada” com relação ao afrouxamento do isolamento social no país.
O comentário foi feito à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Outro membro do governo, consultado sobre a medida, disse que a lista estudada era tão vasta que “daqui a pouco até zona de prostituição vão considerar essencial”.
A possível nova decisão do presidente poderá aumentar o número de infectados por coronavírus no país. As pessoas já estão aos poucos quebrando a quarentena em diversas regiões do país, o que tem preocupado especialistas e governadores.
No estado de São Paulo, por exemplo, o índice de isolamento social caiu 12,9% na última semana, conforme levantamento do governo paulista em parceria com as principais operadoras de telefonia celular. Com isso, o número de mortes pela doença cresceu 152%.