SELO BLOG FM (4)

Secretário-geral da ONU achou resultado da COP30 ‘decepcionante’

FOTO: FLICKR

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou nesta quarta-feira (3) o desfecho da COP30, realizada no Brasil em novembro. Guterres disse que foi “decepcionante”. Apesar disso, ele ressaltou que o evento demonstrou a eficácia do multilateralismo, mesmo em um contexto de tensões geopolíticas e na ausência dos Estados Unidos.

Durante sua participação no evento Reuters Next, o chefe da ONU expressou “sentimentos contraditórios em relação à COP” ao falar sobre as negociações climáticas anuais da organização.

Guterres destacou a capacidade de se alcançar um acordo em meio a desafios.

“Por um lado, acho que é notável que, com os Estados Unidos fazendo campanha contra e a indústria de combustíveis fósseis claramente determinada a garantir que as coisas não avançassem… com todos esses movimentos contra, foi possível chegar a um acordo e isso mostra que o multilateralismo funciona”, afirmou.

A COP30 teve início em 10 de novembro, em Belém, no Pará, e reuniu cerca de 200 delegações. A agenda de discussões incluiu 145 temas, dos quais 20 foram classificados pela presidência brasileira como mais “substantivos”.

Diário do Poder

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui