Jorge Seif, Secretário da Pesca do Governo Jair Bolsonaro (PSL), passou uma grande vergonha durante live feita ao lado do presidente na noite desta quinta-feira, 31 de outubro. Formado em Administração de Empresas e Marketing, o secretário afirmou que o povo brasileiro pode comer peixe do Nordeste à vontade, porque o peixe é inteligente e foge das manchas de óleo.
“Nós já fizemos diversos testes, nenhum peixe contaminado, nenhuma notificação do Ministério da Saúde por contaminação do óleo (…) Então, podem consumir pescado, tá 100% avaliado pelo Ministério da Agricultura, e lembrando que o peixe é um bicho inteligente, quando ele vê uma manta de óleo ele foge, ele tem medo. Pode consumir seu peixinho, lagosta, camarão, sem problema nenhum”, afirmou.
O presidente Bolsonaro, em vez de usar a prudência e interromper o secretário com essa fala absurda, corroborou com o discurso e acrescentou:
“Obviamente que uma tartaruga de vez em quando fica na mancha de óleo, pra não falar que ninguém fica, um golfinho também pode ficar, mas tudo bem”, disse o presidente.
Bolsonaro ainda fez questão de afirmar que o óleo é proveniente da Venezuela, e que, por isso, a esquerda esteja tão “silenciosa” sobre o assunto.