SELO BLOG FM (4)

Secretarias de Educação e Saúde de Parnamirim orientam sobre prevenção à gripe Influenza


A ENFERMEIRA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS), VALESKA CAHU, DO CENTRO FALOU SOBRE AS FORMAS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Os pais dos alunos do Centro Infantil Ivone Maria, localizado no Centro de Parnamirim-RN, participaram  de uma roda de conversa sobre doenças virais e vacinação contra a gripe Influenza. Na ocasião, a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS), Valeska Cahu, do Centro falou sobre as formas de prevenção de doenças como dengue, viroses sazonais e conjuntivite. Também foi esclarecido sobre o diagnóstico e diferenças entre as gripes.

De acordo com a enfermeira Valeska cuidados simples podem evitar o contágio. “A boa alimentação melhora a imunidade e fortalece nosso organismo contra essas doenças, evitar o acumulo de água parada em nossas casas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e hábitos simples de higiene como lavar as mãos e utilizar o álcool 70 para higienizar as mãos em ambientes públicos e no local de trabalho”, explicou.

Para Roselma Confessor, gestora escolar do CMEI Ivone Maria, as escolas devem se unir às famílias para tomar medidas preventivas a respeito da gripe Influenza e das viroses. “Tivemos a iniciativa de promover uma reflexão sobre esses cuidados tão necessários porque queremos contribuir com a saúde de nossos alunos e de suas famílias. Para isso, foi oferecida essa palestra com apoio da Secretaria Municipal de Saúde”, disse a gestora.

Sobre a Campanha de Vacinação, que já iniciou em Parnamirim, também foi esclarecido quem poderá se vacinar. Serão imunizados idosos a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 4 anos e onze meses; mulheres até 45 dias pós parto; trabalhadores da saúde, professores e doentes crônicos.

O Dia D da vacinação será no sábado, dia 12, mas quem faz parte dos grupos prioritários, já podem se dirigir a qualquer uma das Unidades de Saúde. A meta de vacinação deste ano é atingir 90%, imunizando inclusive os acamados. Em 2017 foram imunizados 37.477 pessoas, representando 86%.

A orientação é que os profissionais de saúde levem a respectiva carteira do conselho e os professores um comprovante como crachá, contra-cheque ou uma declaração da escola. Já os doentes crônicos devem apresentar uma prescrição médica com a patologia. As demais pessoas devem apresentar a carteirinha de vacinação.

SERVIÇO:

Vacinação contra o Influenza

23/04 a 01/06

Dia D: 12/06

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui