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Secretaria de Saúde altera sistema de confecção do Cartão SUS em Natal

REIMPRESSÃO PODE SER FEITA EM QUALQUER UNIDADE DE SAÚDE

A partir de agora, as alterações de endereço e a confecção de novos cartões SUS passarão a ser realizadas apenas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Fabrício Pedroza, 915, Areia Preta, na sala 119, 1º andar, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Quem deseja apenas reimprimir o cartão, pode procurar qualquer unidade de saúde do município.

A mudança veio após a decisão do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel de regular a porta de entrada apenas para atendimento de pacientes politraumatizados e vítimas de AVC, e a consequente superlotação da Rede de Urgência e Emergência de Natal com pacientes oriundos do interior do Estado. Em 2015, a Secretaria Municipal de Saúde já havia publicado uma portaria que normatiza a porta de entrada da urgência e emergência de Natal.

Natal conta com aproximadamente 1,4 milhão de cartões para uma população de pouco mais de 800 mil habitantes. O excesso de cartões cadastrados em Natal aconteceu devido à duplicidade e até mesmo triplicidade de cartões de um mesmo usuário. Isso porque quando alguém precisava ser atendido na rede pública de Natal e tinha o cartão SUS de outro município, procurava uma unidade de saúde e atualizava o endereço para Natal, inflando o sistema.

Para alterações de endereço, será necessário apresentar comprovante de residência em nome do titular do cartão, ou em nome do cônjuge, acompanhado da certidão de casamento. Para menores de 18 anos, será solicitado o comprovante de residência em nome dos pais. Em caso de domicílios alugados, será aceito contrato de aluguel reconhecido em cartório.

 

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