Ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Pimenta escolheu a drag queen Ruth Venceremos como assessora de diversidade e participação social. A informação foi confirmada ao Painel pelo ministro, que afirma que Ruth aceitou o convite.
Militante do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) e defensora das pautas dos movimentos LGBTQIA+ e negro, Ruth é pedagoga, mestre em educação pela Unicamp e primeira suplente de deputada federal pelo PT do Distrito Federal.
Ruth diz ao Painel que sua nomeação vai na contramão do desmonte dos mecanismos de participação social durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e que pretende exercer na comunicação um processo de escuta da sociedade civil a partir do que aprendeu como pedagoga, drag queen e militante sem-terra.
“O meu corpo, por si só, já fala, como eu costumo dizer. Sou uma bicha preta, nordestina, do interior do Pernambuco, com trajetória no MST. A gente viu que, no último período, as pautas que envolvem os direitos humanos foram excluídas do espaço do Executivo. A gente, que estará na Secretaria de Comunicação, cuidando da comunicação mais institucional, não pode ignorar o que é a representação do povo brasileiro hoje, com uma diversidade de sujeitos, que deve aparecer como um próprio projeto de governo”, afirma.
Erivan Hilário dos Santos criou Ruth Venceremos em 2015, em meio à militância contra a LGBTfobia dentro do MST, movimento do qual começou a fazer parte aos 13 anos de idade, quando sua família se juntou a um assentamento em Pernambuco.
Folha de SP