SELO BLOG FM (4)

Rússia, Bolívia e Cuba celebram Maduro, mesmo com vitória questionada

FOTO: GETTY IMAGES

Após a vitória de Nicolás Maduro na reeleição da Venezuela, ocorrida no domingo (28/7), diversas autoridades internacionais criticaram o resultado e se recusaram a reconhecer Maduro como presidente. No entanto, líderes de países como Rússia, Honduras, Bolívia e Cuba parabenizaram o presidente.

Maduro venceu a disputa contra a oposição, com 51,2% dos votos, segundo o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano (CNE), durante a madrugada. No entando, a oposição questiona os resultados.

A presidente de Honduras parabenizou a vitória de Maduro e o “valente povo da Venezuela”.

“Nossa especial felicitação e saudação Democrática, Socialista e Revolucionária ao Presidente Maduro e ao valente povo da Venezuela pelo seu triunfo incontestável, que reafirma sua soberania e o legado histórico do Comandante Hugo Chávez”, publicou Xiomara Castro, presidente de Honduras, na rede X.

Segundo o presidente da Bolívia, Luis Arce, a vitória de Maduro seria uma forma de lembrar o comandante Hugo Chávez.

“Felicitamos o povo venezuelano e o presidente Maduro pela vitória eleitoral deste histórico 28 de julho. Grande maneira de lembrar o Comandante Hugo Chávez. Acompanhamos de perto esta festa democrática e saudamos o respeito à vontade do povo venezuelano nas urnas. Queremos ratificar nossa vontade de continuar fortalecendo nossos laços de amizade, cooperação e solidariedade com a República Bolivariana da Venezuela, no âmbito da integração soberana de nossos povos e com o objetivo compartilhado de avançar em direção a um mundo multipolar”, parabenizou Luis Arce, presidente da Bolívia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Maduro pela vitória, conforme informado pelo Kremlin. Já na rede X, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, se referiu a Maduro como “irmão” e enviou felicitações.

“Hoje triunfaram a dignidade e o valor do povo venezuelano sobre pressões e manipulações. Transmito ao irmão presidente Maduro nossas afetuosas felicitações por esta vitória histórica e o compromisso de Cuba de estar junto à Revolução Bolivariana e Chavista”, publicou Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente de Cuba.

Oposição questiona resultado

O grupo de oposição da Venezuela questionou o resultado oficial da eleição presidencial anunciado na madrugada de segunda-feira (29/7) de que Nicolás Maduro foi reeleito.

A líder da oposição María Corina anunciou que uma apuração paralela indica a vitória de Edmundo Gonzáles, candidato da coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), então líder nas pesquisas.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui