
A Rússia ainda não decidiu se atacará a Ucrânia, mas está preparada para fazê-lo, disse Bruno Kahl, diretor do Serviço de Inteligência Externa da Alemanha (BND, na sigla em alemão) na última 6ª feira (28.jan.2021), em meio às crescentes tensões entre Moscou e Kiev.
Os russos reuniram tropas estimadas em 100 mil soldados próximo à fronteira com a Ucrânia, mas vem afirmando que não planejam invadir o país vizinho. …
“Acredito que a decisão de atacar ainda não foi tomada”, afirmou Kahl à agência de notícias Reuters. “A crise pode se desenvolver de milhares de maneiras”, acrescentou, listando cenários, como medidas para desestabilizar o governo em Kiev ou para apoiar separatistas no leste e avançar a linha de demarcação. …
O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, voltou a asseverar, nesta sexta-feira que, “se depender da Rússia, não haverá guerra”: “Não queremos guerras. Mas tampouco permitiremos que nossos interesses sejam grosseiramente pisoteados, ignorados”, destacou a estações de rádio russas.
Poder 360

