SELO BLOG FM (4)

Rouanet autoriza R$ 5,1 milhões a escola que homenageará Lula

FOTO: RICARDO STUCKERT

O Ministério da Cultura autorizou a escola de samba Acadêmicos de Niterói, integrante do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a captar R$ 5,1 milhões por meio da Lei Rouanet para o desfile do carnaval de 2026. A permissão foi publicada na última segunda-feira (15) e refere-se ao projeto do enredo que a agremiação levará à Marquês de Sapucaí no próximo ano.

A proposta chama atenção porque o desfile será dedicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o samba-enredo intitulado Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, a escola pretende narrar diferentes momentos da trajetória do petista, desde a infância no agreste pernambucano até sua trajetória política.

De acordo com a sinopse do enredo, o desfile abordará episódios como a migração da família para o Sudeste; a morte da mãe, Dona Lindu; a atuação de Lula no movimento sindical chegando até à ascensão dele à Presidência da República. A Acadêmicos de Niterói será a primeira escola a desfilar na Sapucaí em 2026, no dia 15 de fevereiro.

Apesar da autorização para captar os recursos, o blog do jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, informou que a escola não pretende utilizar o valor aprovado. Segundo a agremiação, o prazo curto inviabiliza a busca por patrocinadores e investidores a tempo do carnaval. O Ministério da Cultura, por sua vez, não se manifestou. A eventual presença de Lula no desfile ainda não foi confirmada pela escola.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui