SELO BLOG FM (4)

Roteiristas de série sobre Marielle, dirigida por José Padilha, pedem demissão coletiva

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os cinco roteiristas da série dirigida por José Padilha sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 no Rio de Janeiro, pediram demissão coletiva esta semana. De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo, a decisão dos roteiristas ocorreu por “divergências na condução da narrativa sobre a vida da vereadora”.

A escolha de José Padilha como diretor da série culminou em diversas críticas e acusações de racismo. A agência de jornalismo Alma Preta, especializada na temática racial no Brasil, produziu uma nota de repúdio contra a escolha de Padilha, premiado diretor de “Tropa de Elite”. O texto diz que ele “deu e dá ferramentas simbólicas para a construção do fascismo e genocídio da juventude negra no país”.

Padilha também dirigiu a série O Mecanismo, que contou a história da Lava Jato de um ponto de vista parcial, de direita. Além disso, para justificar a escolha de Padilha, Antonia Pellegrino, idealizadora da série sobre a vereadora, lamentou não ter “um Spike Lee” no Brasil. Pelo Twitter, ela ainda reforçou a tese, o que gerou indignação nas redes.

Com as críticas, a Globo e a Antifa Filmes, responsáveis pela produção, decidiram escalar diretores e roteiristas negros para a série. O grupo estava trabalhando desde abril na produção, prevista para ir ao ar em 2021, pela Globoplay.

Forum

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

Comente aqui