Mais de 140 mortes resultantes de intervenção policial já foram registradas no Rio Grande do Norte no decorrer deste ano. A ocorrência foi registrada pouco depois das 3 horas da madrugada de ontem, quando três suspeitos invadiram um imóvel residencial no bairro Santa Delmira (zona oeste). A informação é de que os bandidos foram surpreendidos pela polícia logo após terem deixado a casa, fugindo de uma reação do proprietário, que teria atirado contra os ladrões.
O relato é de que os criminosos teriam efetuado disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram também com tiros. Os três suspeitos foram baleados e levados para o hospital, mas não resistiram e morreram. A informação é de que eles estavam em um carro que tinham roubado no começo desta semana e com três revólveres que foram apreendidos.
Os suspeitos mortos foram identificados como Airton de Oliveira Cunha Júnior, de 17 anos de idade; e Nagdiel Alves da Silva e Antônio Alisson Mariano Salustino, ambos de 21 anos. Após o ocorrido, a polícia disse ter chegado ao nome de um homem e de uma mulher suspeitos de ligação com o grupo acusado de assaltos a residências pela região, que foram detidos.
A ação criminosa foi flagrada por câmeras de segurança da residência que registraram a movimentação dos bandidos fora e dentro da casa. O vídeo de pouco mais de três minutos, divulgado na internet e que pode ser conferido no www.defato.com, mostra três homens encapuzados arrombando a residência e depois circulando por dentro da casa. Os bandidos aparecem se movimentando pelo interior do imóvel com as armas em punho e se comunicando por gestos.
INTERVENÇÃO POLICIAL
Em todo o estado, 1.172 pessoas já foram mortas de forma violenta, entre o começo deste ano e o início da manhã dessa quarta-feira, segundo o Observatório da Violência (OBVIO). Desse total, 147 casos foram resultantes de intervenção policial, ainda conforme o Obvio, que dá conta de um aumento de 5,8% na quantidade desse tipo de ocorrência, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 139 mortes por intervenção policial.
Os dados foram coletados pelo Jornal de Fato e apresentam os números apontados até o fechamento da edição dessa quarta-feira, 23.