Políticos do Partido Republicano nos Estados Unidos reagiram ao bloqueio da rede social X no Brasil, feito pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
O filho do ex-presidente Donald Trump, Donald Trump Jr., manifestou preocupação em uma publicação no X e fez uma comparação com a direção política nos Estados Unidos.
O ex-deputado George Santos, filho de brasileiros, definiu a situação como “crime humanitário”. Ele, que recentemente se declarou culpado em acusações criminais, propôs sanções contra o Brasil e a suspensão das relações diplomáticas até o afastamento de Moraes.
“Sanções. Restrições para seus diplomatas. A suspensão do visto do juiz corrupto Alexandre de Moraes. Suspensão de toda a ajuda. Término de todas as relações diplomáticas até que o juiz seja afastado! Isso é um começo.”, disse.
O Senador pelo Estado de Utah, Mike Lee, fez comparações entre a proteção oferecida pelo Império Romano aos seus cidadãos e a necessidade dos Estados Unidos de proteger seus interesses no exterior.
Ele afirmou que o Brasil agiu de forma desproporcional contra uma empresa americana por motivos que considerou insignificantes, incentivando seus seguidores a exigirem consequências para o Brasil por suas ações contra a liberdade de expressão.
“No auge do Império Romano, ninguém ousava mexer com um cidadão romano, em qualquer lugar do mundo, porque Roma cuidava dos seus, trazendo justiça a qualquer um que tivesse sido injustiçado no exterior”, disse o republicano em uma publicação no X.
E completou: “é hora de acabar com a ajuda estrangeira ao Brasil? É hora também de demitir funcionários do Departamento de Estado que facilitaram a supressão da liberdade de expressão no Brasil?.”
Com informações de Poder 360