ATENÇÃO BRASIL!
“O Jornal Nacional está começando!”.
APERTE O CINTO
O JN empurra o Brasil para o abismo. Quanto pior o governo, melhor para a Rede Globo. Para o povo, porém, quanto pior o governo, maior o desemprego, maior a crise econômica, maior a miséria.
A ÚLTIMA DA FAMÍLIA
Até então a Primeira Dama não tinha sido alvejada pelos refletores do Jornal Nacional. Há duas semanas, durante a visita do casal presidencial a Nova York, isso mudou. Coube a Renata Vasconcellos, com aquele sorrisinho de boca fechada, copiado de Monalisa, demolir a imagem de Michelle Bolsonaro – punida por ter se vacinado nos EUA.
A PICADA E AS ALFINETADAS
Jair Bolsonaro não para de fornecer munição para o telejornalismo da Globo e da Bandnews. É incrível que não tenha vislumbrado à reação que a vacinação de Michelle em Nova York iria provocar no Brasil.
O QUE NÃO ACONTECE NO BRASIL
“A lei deve ser aplicada com brevidade para que os culpados possam facilmente recordá-la”. (Sêneca).
MISTÉRIO
Os dois auditores do TCE ouvidos pela CPI – Vladimir Souto e José Rosemilton – não sabem até hoje como foram calculados os R$ 400 milhões devorados pela Arena das Dunas. (Vicente Serejo: 23/9).
SÓ FALTA CAIR
A julgar pelas duas últimas pesquisas, eleitoralmente o Presidente está como aquele lutador de boxe que se segura na rede para não cair. Na pesquisa do IPEC, a desaprovação do governo chegou a 68%, enquanto a desconfiança, em relação a Bolsonaro, atingiu o recorde de 69%.
VOTOS PERDIDOS
Outro aspecto da pesquisa que merece especial atenção é a diminuição do eleitorado que vinha permanecendo ao lado de Bolsonaro. Em junho, o percentual do apoio era 38%, em setembro caiu para 28%.
PARA ONDE VÃO?
Sabe-se que muita gente votou em Bolsonaro simplesmente para evitar a vitória do candidato de Lula. É improvável, a despeito da decepção, que essa legião de eleitores em 2022 vote no próprio Lula. E a dúvida persisti: quem herdará os votos perdidos por Bolsonaro?
RADAR ELEITORAL
Se a aprovação de Bolsonaro permanecer em torno de 30%, para chegar ao 2º turno ele dependerá da votação dos demais candidatos. A soma da votação de Ciro & Cia, para evitar a vitória de Lula no 1º turno terá de ser superior a 25% dos votos válidos.
QUANDO ACABARÁ?
“Somente o tempo acalmará a ira do povo”. (Tito Lívio).
ELES ESTÃO VOLTANDO
A eleição ainda está longe, mas eles já estão voltando. Os manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), tradicional braço eleitoral do extremismo (ou terrorismo?) ideológico do PT, invadiu (23/9) a Bolsa de Valores de São Paulo. O prédio foi ocupado pela turba enfurecida empenhando bandeiras vermelhas e cartazes com frases exigindo o golpe contra Bolsonaro.
AVISO (INÚTIL)
A variante Delta indiana, cuja transmissibilidade é mais rápida do que as cepas anteriores da Covid-19, está se alastrando pelo interior do Rio Grande do Norte. Em Natal, já houve, pelo menos, dois óbitos.
ESTÁ EM TODA PARTE
E como sabemos a variante Delta, cujo combate está exigindo drásticas medidas do governo americano, não está apenas no RN. Apesar do perigo que se avizinha, os jogos de futebol foram liberados em Natal e em outras capitais. Será que alguma autoridade sanitária acredita que os milhares de torcedores irão usar máscaras e manter o distanciamento social?
LEMBRETE (atual) CRISE DE 1999
Esta sombria advertência foi feita pela revista americana Business Week sobre a crise econômica brasileira de 1999:
“Uma recessão profunda está em andamento e a hiperinflação pode estar ali na esquina”.
Resta esperar que a crise de 2021 não seja um replay da de 1999.
ADVERTÊNCIA
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”. (São Mateus).