O recordista mundial de maratona, Kelvin Kiptum, morreu junto com o treinador Gervais Hakizimana em um acidente de carro na noite de domingo (11). De acordo com a polícia, o atleta dirigia o veículo que saiu da estrada e caiu em uma vala antes de bater em uma árvore na cidade de Kapsabet, no Quênia.
Outra mulher estava no veículo e foi levada para o hospital com ferimentos graves. Kiptum tinha 24 anos e havia quebrado o recorde mundial na Maratona de Chicago, no ano passado, após disputar apenas a sua terceira prova de 42 quilômetros na elite.
Ele foi o primeiro homem a correr abaixo de 2h e 01 minuto, quando estabeleceu a marca de 2h00min35s, batendo a marca de outro queniano, considerado um dos grandes do esporte, Eliud Kipchoge.
Era esperado um confronto entre Kipchoge e Kiptum nas olimpíadas de Paris, no meio deste ano. Ele também treinava para disputar a Maratona de Rotterdam, na Holanda, em abril, no que seria a primeira prova desde a quebra do recorde mundial.
Além do recorde mundial, o corredor de 24 anos tem o tempo mais rápido de um estreante na Maratona de Valência em 2022, o tempo mais rápido da Maratona de Londres, além de vencer em Chicago, com a quebra da marca mundial.
Com informações da Associated Press