Na linha de sucessão ao trono britânico, são levadas em consideração descendência, gênero, legitimidade e religião. Quem encabeça essa lista é o príncipe Charles — filho mais velho da rainha com o príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Ele, que foi casado com a Princesa Diana — morta em um acidente de carro em 1997 — se tornou pai do Príncipe de Gales, William, o segundo na linha sucessória ao trono.
Harry, que também é filho de Charles, estaria atrás dos filhos de William, mas ele abdicou de suas funções de membro da realeza.
Depois de William, seguem o príncipe George, de 7 anos, filho de William com Kate Middleton. George é sucedido por sua irmã, Charlotte, de 5 anos. Em quinto e sexto lugar, respectivamente, estão o príncipe Louis, de 3 anos, terceiro filho de William e Kate, e o príncipe Andrew, de 61 anos, irmão de Charles e terceiro filho de Philip e Elizabeth.
Já segundo a BBC, a linha de ocupação do trono é regida por regras que datam de centenas de anos. Elas foram alteradas em 2013 para garantir que os filhos homens não tivessem mais precedência sobre suas irmãs mais velhas. Como herdeiro da rainha, Charles seria o regente, caso a sua mãe não pudesse mais atuar devido a problemas de saúde. Deste modo, como detalha o veículo, ele se tornaria monarca, sem assumir o cargo de forma oficial.
Com informações do UOL
Fonte: Portal Grande Ponto