A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, afirmou hoje que a sigla quer apostar em Luiz Inácio Lula da Silva como candidato para as próximas eleições presidenciais em 2022.
“Tem que perguntar para ele [Lula] também se ele quer ser, mas o que nós [partido] defendemos é que Lula tenha seus direitos políticos resgatados, e aí ele define se ele quer ou não concorrer nas eleições. Nós gostaríamos muito, porque acho que ele merece esse julgamento das urnas”, disse Gleisi durante o UOL Entrevista que contou com a participação dos colunistas Tales Faria e Thaís Oyama.
Atualmente, Lula está impossibilitado de concorrer a cargos políticos por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa por conta das condenações no âmbito da Operação Lava Jato. Para a deputada, mais do que candidatura do ex-presidente, o objetivo do partido é anular os processos que o condenaram em segunda instância (casos do tríplex no Guarujá e no sítio em Atibaia). Se isso vier acontecer e se Lula não for mais condenado em segunda instância, ele poderia disputar a eleição.