SELO BLOG FM (4)

PT pode definhar em 2020: pesquisas apontam que partido não deve eleger prefeito em nenhuma capital, inclusive Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O PT, que saiu esfacelado das eleições municipais de 2016, deve virar um partido nanico em 2020. As pesquisas apontam que não deve eleger prefeito em nenhuma capital. A começar por São Paulo. Os convencionais escolheram Jilmar Tatto para ser o candidato. Lula não gosta dele. Lulistas históricos, como André Singer, Ricardo Kotscho, Marilena Chauí e Celso Amorim, preferem Guilherme Boulos (PSOL). Tatto tem 1,9% e Boulos, 5,5%. O PT corre o risco de registrar grande fiasco. Depois de ter eleito Luiza Erundina e Marta Suplicy, que, por sinal, nem estão mais no partido, outro prefeito eleito pela legenda em São Paulo, Fernando Haddad, não quer saber de salvar o partido do fracasso. Haddad deseja se preservar para a disputa presidencial em 2022. Lula não está nem aí.

Em Natal, todas as pesquisas realizadas neste ano apontam favoritismo absoluto do atual prefeito Álvaro Dias (PDT) rumo à reeleição. No último levantamente, feito recentemente pelo Blog do BG em parceria com o Instituto Seta, 58% dos eleitores aprovaram o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Álvaro Dias. 32% desaprova e outros 10% não soube ou não opinou. A pesquisa do instituto Seta, divulgada em parceria com o Blog do BG, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-05256/2020. Para a realização do estudo, foram entrevistados 1000 eleitores da capital potiguar entre os dias 11 e 12 de agosto. A pesquisa foi calculada com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos e com um intervalo de confiança de 95%, ou seja, se considerada a margem de erro a pesquisa tem 95% de chances de retratar o cenário real.

Punições

Para forçar os rebeldes a apoiarem Tatto, a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, ameaça usar o estatuto para punir os que apoiarem Boulos. Uma falácia: os petistas históricos não temem a mandatária. Gleisi manda cada vez menos na sigla. Depois que Lula casou-se com Rosângela da Silva, a Janja, a deputada não tem mais acesso a ele.

Além de São Paulo, a derrota do PT nas demais capitais é líquida e certa. No Rio de Janeiro, o PT está na rabeira. Benedita da Silva, a candidata do partido, tem 2,1%. Lá, quem lidera é o ex-prefeito Eduardo Paes, do DEM. Em todas as grandes cidades, o PT não desponta com chances. Até em São Bernardo do Campo, terra de Lula, a derrota é certa.

IstoÉ

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui