SELO BLOG FM (4)

Projeto de lei do PT, acredite, quer mulheres negras nas notas de real

FOTO: BRUNO SPADA

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara aprovou, no dia 11 de junho, um projeto que prevê a inclusão de personalidades femininas e negras nas novas cédulas e moedas do Brasil. A proposta determina que o Banco Central busque homenagear figuras que tenham se destacado na luta pelos direitos das mulheres e contra o racismo.

O texto altera a Lei 4.595/64, que trata da política monetária do país e, para escolher as homenageadas, os nomes deverão ser apresentados e escolhidos com apoio das comissões de Direitos Humanos e da Mulher da própria Câmara.

A proposta foi apresentada pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), mas recebeu mudanças da relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Ela retirou a ideia de consulta pública por considerar o processo muito complexo.

– Em mais de 30 anos de circulação do real, a única imagem de mulher que figura nas notas atuais é a abstrata ideia da República, sempre representada por uma mulher, em vários países do mundo. Por essa razão, a ideia do projeto é muito oportuna e necessária – disse a deputada.

Sobre a alteração do projeto, Benedita disse que a ideia de Silva sobre ter uma consulta pública para escolher as personalidades seria dificultosa, pois “para coletar as ideias da população a respeito do tema, a serem expressas em cerca de 500 mil urnas eletrônicas” espalhadas pelo país.

Após aprovação na Comissão citada, a proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça. Para se tornar lei, precisa passar pelo plenário da Câmara e pelo Senado, seguindo então para sanção presidencial. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui