SELO BLOG FM (4)

Primeiro-ministro da Ucrânia renuncia ao cargo, em anúncio feito neste domingo (10)

Anúncio de Arseni Iatseniouk foi feito em transmissão televisiva.  Ele aponta problemas nas tentativas de realizar mudanças no país. (Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters)

Anúncio de Arseni Iatseniouk foi feito em transmissão televisiva. Ele aponta problemas nas tentativas de realizar mudanças no país. (Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters)

“Eu tomei a decisão de me demitir (…). Vou apresentá-la ao Parlamento. Minha decisão está baseada em muitos motivos – a crise política do governo foi desencadeada artificialmente, o desejo de mudar uma pessoa cegou políticos e paralisou a vontade deles de trazer reais mudanças para o país”, afirma Iatseniouk, de acordo com a Reuters, em transmissão televisiva.

A demissão ocorre em um momento de pressão na Ucrânia. Desde que houve a decisão de o país se aproximar da União Europeia, são esperadas reformas para combater a corrupção.

Em fevereiro, as autoridades receberam um alerta do Fundo Monetário Internacional (FMI), seu principal credor. A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, ameaçou cortar o fornecimento caso não visse “novos esforços significativos” do governo ucraniano para reformas e luta contra a corrupção. As consequências foram imediatas: a moeda despencou e afastou os investidores da dívida pública do país.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui