SELO BLOG FM (4)

Primeiro Circuito Gastronômico de Flores Comestíveis começa amanhã em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com a chegada da primavera, as flores tomam conta dos canteiros das praças, dos quintais e jardins das casas. As ruas, vestidas de cores, espalham alegria e renovam as energias e os hábitos. Não é à toa, a data marca o momento em que a natureza começa seu florescimento, nos inspirando a fazer o mesmo com a chegada da Primavera.

Em Natal, a estação mais florida do ano, que se inicia na próxima quinta-feira, 22 de setembro, será marcada pelo I Circuito Gastronômico de Flores Comestíveis. O lan&ccedil ;amento do evento vai acontecer na amanhã (24), às 16h30, na Uninassau, que é parceira do evento. O momento contará com uma breve apresentação do circuito e de como uso das flores comestíveis tem crescido na gastronomia, além da degustação de flores num brunch florido. Para participar é necessário se inscrever neste link.

O I Circuito Gastronômico de Flores Comestíveis trará a magia e o encanto das flores para a mesa, ou melhor, para o prato, proporcionando ao público participante uma experiência sensorial muito especial. A programação, que terá a duração de todo período da estação, de 22 de setembro a 21 de dezembro, contará com várias atividades voltadas para o uso de flores na alimentação como: oficinas, workshops intensivos, palestras, lives com profissionais da área da gastronomia e nutrição, degustação de flores, feirinha, d oação de mudas, entre outros.

Até o final de setembro a programação continua com atividades gratuitas. No próximo sábado (24), 8h às 12h, será realizada uma Feirinha com Degustação de Flores Comestíveis e distribuição de mudas na Casa Escola, localizada em Candelária. Já na semana que vem, no dia 29, será o momento de assistir a live “Explorando a Magia das Flores” com a experiente < span style=”color:black”>florista mexicana, Ana Galena, apresentadora e diretora da Bloom TV, canal de televisão voltado para temáticas florais. E finalizando o mês, no dia 30, a programação contará com a oficina “A Hora do Chá: um convite as novas sensações”, ministrada pela professora-doutora em gastronomia e nutrição, Ana Elizabeth Silva, às 17h, na Uninassau.

“Nosso maior intuito é divulgar, estimular e incentivar o uso e o consumo das flores na alimentação. Toda a programação do circuito – que terá atividades gratuitas e pagas – está sendo pensada e construída com muito carinho para agregar ainda mais técnica e conhecimento para quem já trabalha com gastronomia. Mas o evento também será aberto a todos que tenham interesse em conhecer mais sobre esse mundo das flores comestíveis”, afirma Pollyanne Azevedo, organizadora do circuito e pesquisadora do cultivo de flores comest& iacute;veis.

Já para Illana Louise Melo, coordenadora do Curso de Gastronomia da Uninassau, a faculdade é parceira do evento, o circuito possibilitará discussões e realização de atividades práticas envolvendo as trilhas de aprendizagem que são foco do Curso de Gastronomia da Uninassau Natal. “A gastronomia moderna busca o desenvolvimento de novas tendências e experiências gastronômicas, com foco no empreendedorismo e crescimento econômico. Neste sentido, o mercado de flores comestíveis tem sido impulsionado, acrescentando aos preparos não apenas beleza e valor decorativo, mas também sabor, aroma e aspectos nutricionais. O I Circuito Gastronômico de Flores Comestívei s permitirá aos nossos alunos engrandecimento pessoal e profissional, trazendo para nossa equipe e alunos um jardim de informação e ideias, além de gerar oportunidades profissionais”.

Para os próximos meses do evento alguns temas que serão abordados na programação estão: a importância das abelhas sem ferrão no cultivo e polinização das flores, nutrientes presentes nas flores, uso das flores nas massas frescas, na produção de chocolates, no cardápio do dia a dia, flores cristalizadas, arranjos florais comestíveis, drinks florais, chás e infusões, entre outros. Todas as receitas preparadas no evento serão organizadas em um livreto e disponibilizadas, de forma gratuita, para download.

Para cheirar, comer e manter uma alimentação equilibrada

Consideradas PANC’s (plantas alimentícias não convencionais) as flores possuem propriedades únicas, complementam pratos tradicionais e transformam o paladar quando consumidas. Grande parte das espécies possui alta quantidade de nutrientes, bem como carotenóides e óleos essenciais, além de baixo teor energético, o que torna seu consumo totalmente indicado para aqueles que buscam uma alimentação equilibrada e saudável.

Em março deste ano, a organizadora do circuito, Pollyane Azevedo, que cultiva diversas variedades de flores comestíveis, lançou o “Do Jardim para a Mesa: Flores Comestíveis – Um Guia Completo para Curiosos e Comedores de Flores”, uma publicação inédita com várias informa&c cedil;ões como: cuidados na escolha e no consumo, diferenças entre as flores tóxicas e não tóxicas, um catálogo com as flores mais utilizadas, além de dicas para o uso culinário e receitas. O guia é gratuito e está disponível para download pelo link – @ahortaviveiro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui