
Mais de 90 mil medicamentos transportados de forma irregular foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, em Baía Formosa, na última segunda-feira (13). A carga vinha do estado de São Paulo e tinha como destino o Rio Grande do Norte. A apreensão foi divulgada pela PRF na manhã desta quarta-feira (15).
A apreensão ocorreu no âmbito da XXII OTEFIS – Operação Temática de Enfrentamento aos Crimes Contra o Fisco e a Saúde Pública, que visa combater crimes relacionados à saúde e desenvolver a cooperação entre órgãos de fiscalização.
A carreta transportava medicamentos para uso humano e veterinário, suplementos e outros produtos de saúde, misturados a mercadorias de outros gêneros, sem separação. A empresa responsável pelo transporte não possuía autorização exigida para o transporte de medicamentos, e o veículo não contava com sistema de refrigeração, essencial para manter temperatura e umidade adequadas.
Encaminhamento e fiscalização
A carga foi encaminhada à Subcoordenadoria da Vigilância Sanitária (SUVISA) e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), integrantes da XXII OTEFIS. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) também colaborou na inspeção no posto fiscal do Caraú.
O transporte inadequado de medicamentos pode comprometer o valor terapêutico dos produtos, representando riscos significativos à saúde pública e afetando diversos setores da sociedade.

