Um detento acabou soterrado em mais uma tentativa de fuga registrada no Presídio Rogério Coutinho Madruga, também conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz. O túnel em que ele estava desabou na madrugada deste sábado (23), o que chamou a atenção dos agentes penitenciários e da Força Nacional. O preso foi encontrado com vida sob a terra e socorrido.
Ainda não se sabe, porém, se outros detentos conseguiram escapar pela galeria antes do desabamento. No entanto, de acordo com a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), os detentos estavam cavando um túnel próximo ao muro da penitenciária, mas foram surpreendidos com a ação dos guariteiros, que disparam tiros de advertência.
Com a movimentação, a ação dos presos foi abortada, mas um deles, que não foi identificado pela Coape, mas que já estava dentro do buraco quando tudo aconteceu, ficou entalado. Ele foi retirado às pressas e com vida.
No mês passado, sete dententos conseguiram fugir do Presídio Rogério Coutinho Madruga, localizado no município de Nísia Floresta, após arrancarem o vaso sanitário de uma das celas. Eles escaparam pela tubulação de esgoto. Três foram recapturados logo em seguida pela Força Nacional.
Até o momento, 178 presidiários já conseguiram escapar do sistema penal do Rio Grande do Norte.