
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que pode conversar diretamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após declarações do norte-americano sobre possíveis ataques terrestres contra cartéis de drogas.
Segundo ela, as falas fazem parte do “estilo de comunicação” de Trump e não significam, necessariamente, uma ruptura no diálogo entre os dois países.
Em coletiva de imprensa, Sheinbaum disse que orientou o chanceler mexicano, Juan Ramón de la Fuente, a manter contato direto com o secretário de Estado dos EUA. Caso seja necessário, segundo a presidente, a conversa pode avançar até um diálogo direto com Trump para “fortalecer a coordenação” bilateral.
As declarações da presidente mexicana ocorreram após Trump afirmar, na quinta-feira (8), que seu governo pretende intensificar ações contra cartéis de drogas também em terra. Em entrevista à Fox News, o presidente dos EUA disse que o país já teria reduzido em 97% a entrada de drogas por via marítima e que agora voltaria esforços para operações terrestres.
Trump mencionou diretamente o México ao falar sobre o tema e afirmou que os cartéis estariam controlando o país. “É muito, muito triste ver o que aconteceu com aquele país”, declarou o presidente americano, reacendendo tensões diplomáticas e levando o governo mexicano a sinalizar disposição para o diálogo.
Pleno News

