SELO BLOG FM (4)

Presidente do Chile critica Lula por elogios à Venezuela e diz que não pode ‘fazer vista grossa

Por Eliane Oliveira — Brasília / O Globo

O presidente do Chile, Gabriel Boric: acordo com a União Europeia
O PRESIDENTE DO CHILE, GABRIEL BORIC DIZ HÁ UMA DISCREPÂNCIA ENTRE A REALIDADE E AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE LULA SOBRE A VENEZUELA – FOTO: Kyle Grillot/Bloomberg

Depois do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, o presidente do Chile, Gabriel Boric, também criticou a declaração dada na última segunda-feira pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, de que as acusações de que a Venezuela vive sob uma ditadura são uma questão de ‘narrativa’.

Boric disse estar feliz com a reintegração da Venezuela aos países da região, mas disse que não é possível ignorar o que acontece no governo do presidente Nicolas Maduro.

— Nos alegra que a Venezuela retorne às instâncias multilaterais. Mas isso não significa fazer vista grossa. Há uma discrepância entre a realidade e as declarações do presidente Lula – disse Boric.

Boric afirmou que os direitos devem ser respeitados em todo lugar, “não importa a coloração política”. No entanto, ele disse concordar com Lula de que as sanções econômicas contra os venezuelanos são pesadas.

—Vamos fazer um chamado aos Estados Unidos e à União Europeia, para que levantem as sanções — disse o presidente do Chile.

Ele lembrou que, em 2024, haverá eleição na Venezuela. Disse que é preciso que todas as garantias de que o pleito será transparente e correto devem ser apresentadas.

— A mim interessa que os direitos humanos sejam respeitados — completou.

Boric e líderes sul-americanos estão em Brasília, onde participam de uma reunião convocada pelo presidente brasileiro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui