SELO BLOG FM (4)

Prefeitura participa de audiência pública para discutir revitalização da Ribeira

FOTO: GERSIANA DUARTE

A Prefeitura do Natal participou de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir uma possível revitalização do bairro da Ribeira. Intitulada “Uma nova Ribeira – uma semente plantada no coração dos natalenses”, a audiência aconteceu nessa segunda-feira (4).

Participaram do debate o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, de Tributação (SEMUT), Ludenilson Araújo, e a Secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Danielle Mafra. O objetivo foi fazer entender as dificuldades encontradas e reforçar as ações de requalificação da Prefeitura que estão em andamento na região.

O debate foi proposição da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, após um movimento nas redes sociais que surgiu a partir de imagens criadas por inteligência artificial pelo artista visual potiguar Ronkaly Souza.

“É de comprometimento da gestão Álvaro Dias, transformar espaços urbanos e resgatar o potencial cultural e econômico dessas regiões com projetos que visam não apenas revitalizar, mas também preservar o patrimônio histórico da cidade”, disse Thiago Mesquita.

Com obras que incluem desde a sede da Prefeitura Municipal de Natal até a ampliação do Hospital dos Pescadores. “O gabinete do prefeito já está funcionando na Ribeira, assim como já temos algumas secretarias instaladas e outras a caminho, como a Secretaria Municipal de Saúde”, comenta. Além do novo terminal de ônibus da STTU e reforma do mercado das Rocas.

A Prefeitura de Natal já está executando e investindo quase R$ 30 milhões na revitalização da Avenida e do Contorno e também na revitalização de algumas praças da região. Mesquita destacou ainda que a pasta tem desempenhado um papel fundamental na revitalização do Centro Histórico e da Ribeira, áreas que carregam consigo a rica história da capital potiguar.

“Um dos projetos emblemáticos é a revitalização da Avenida Tavares de Lira, que não apenas promete dar novo fôlego à região, mas também proporcionará à população acesso privilegiado ao Rio Potengi. Esse projeto, meticulosamente elaborado pela Semurb, é um exemplo da visão de futuro da Secretaria e sua busca pela integração harmoniosa entre urbanismo, cultura e meio ambiente”, acrescenta.

Por fim, destaca também a importância do novo Plano Diretor de Natal, que introduz instrumentos inovadores para enfrentar desafios urbanos, como a Arrecadação de Imóveis Abandonados, a Transferência de Potencial Construtivo (TPC), a Área Especial Histórica e Cultural, aliada à inclusão no sistema de gestão da cidade do Conselho de Cultura. Há um esforço muito grande do poder público municipal”, finalizou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui