A Prefeitura do Natal participou de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir uma possível revitalização do bairro da Ribeira. Intitulada “Uma nova Ribeira – uma semente plantada no coração dos natalenses”, a audiência aconteceu nessa segunda-feira (4).
Participaram do debate o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, de Tributação (SEMUT), Ludenilson Araújo, e a Secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Danielle Mafra. O objetivo foi fazer entender as dificuldades encontradas e reforçar as ações de requalificação da Prefeitura que estão em andamento na região.
O debate foi proposição da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, após um movimento nas redes sociais que surgiu a partir de imagens criadas por inteligência artificial pelo artista visual potiguar Ronkaly Souza.
“É de comprometimento da gestão Álvaro Dias, transformar espaços urbanos e resgatar o potencial cultural e econômico dessas regiões com projetos que visam não apenas revitalizar, mas também preservar o patrimônio histórico da cidade”, disse Thiago Mesquita.
Com obras que incluem desde a sede da Prefeitura Municipal de Natal até a ampliação do Hospital dos Pescadores. “O gabinete do prefeito já está funcionando na Ribeira, assim como já temos algumas secretarias instaladas e outras a caminho, como a Secretaria Municipal de Saúde”, comenta. Além do novo terminal de ônibus da STTU e reforma do mercado das Rocas.
A Prefeitura de Natal já está executando e investindo quase R$ 30 milhões na revitalização da Avenida e do Contorno e também na revitalização de algumas praças da região. Mesquita destacou ainda que a pasta tem desempenhado um papel fundamental na revitalização do Centro Histórico e da Ribeira, áreas que carregam consigo a rica história da capital potiguar.
“Um dos projetos emblemáticos é a revitalização da Avenida Tavares de Lira, que não apenas promete dar novo fôlego à região, mas também proporcionará à população acesso privilegiado ao Rio Potengi. Esse projeto, meticulosamente elaborado pela Semurb, é um exemplo da visão de futuro da Secretaria e sua busca pela integração harmoniosa entre urbanismo, cultura e meio ambiente”, acrescenta.
Por fim, destaca também a importância do novo Plano Diretor de Natal, que introduz instrumentos inovadores para enfrentar desafios urbanos, como a Arrecadação de Imóveis Abandonados, a Transferência de Potencial Construtivo (TPC), a Área Especial Histórica e Cultural, aliada à inclusão no sistema de gestão da cidade do Conselho de Cultura. Há um esforço muito grande do poder público municipal”, finalizou.