A Prefeitura do Natal anunciou nesta terça-feira (13) o fechamento do Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior, que havia sido inaugurado em outubro de 2020. A unidade, de 35 leitos, estava funcionando na Rua Jaguarari, em Candelária, no prédio do antigo Hospital de Urgência Pediátrica Dra. Sandra Celeste. O prédio onde funcionava a unidade de Saúde era alugado e será devolvido.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os serviços da unidade serão transferidos para o Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto, em Petrópolis. A transferência ocorrerá ainda nesta terça-feira, segundo a secretaria.
Para fechar o hospital, a prefeitura alegou corte de gastos. “A medida se dá em função da necessidade de racionalizar recursos humanos, estruturais e financeiros. Até para que o Município possa manter sua política de alto investimento no setor, o que hoje corresponde a mais de 33% do orçamento da Administração Municipal, mais que o dobro do índice obrigatório constitucionalmente, de 15% do orçamento”, afirma a SMS, em nota.
De acordo com a secretaria, não haverá comprometimento do funcionamento do Hospital Maternidade Araken Pinto com o acúmulo da urgência pediátrica.
O Hospital Nivaldo Júnior, que foi batizado com o nome de um pediatra potiguar morto durante a pandemia de Covid-19, tinha 41 leitos, sendo 15 de neonatal e 26 leitos clínicos de pediatria para internamento. Além disso, o hospital oferecia tratamento contra sífilis e icterícia.
O Conselho Municipal de Saúde criticou o fechamento da unidade. “É um descaso que o prefeito Álvaro Dias, que é médico, feche equipamentos de forma recorrente. É uma atuação desastrosa. O fechamento afeta a saúde dos usuários e dos trabalhadores. Os funcionários estão adoecidos, com sentimento de revolta, angústia e impotência”, afirma Ana Maria Evangelista, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Natal.
Portal 98 FM