SELO BLOG FM (4)

Prefeitura do Natal anuncia fechamento do Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior

FOTO: REPRODUÇÃO

A Prefeitura do Natal anunciou nesta terça-feira (13) o fechamento do Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior, que havia sido inaugurado em outubro de 2020. A unidade, de 35 leitos, estava funcionando na Rua Jaguarari, em Candelária, no prédio do antigo Hospital de Urgência Pediátrica Dra. Sandra Celeste. O prédio onde funcionava a unidade de Saúde era alugado e será devolvido.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os serviços da unidade serão transferidos para o Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto, em Petrópolis. A transferência ocorrerá ainda nesta terça-feira, segundo a secretaria.

Para fechar o hospital, a prefeitura alegou corte de gastos. “A medida se dá em função da necessidade de racionalizar recursos humanos, estruturais e financeiros. Até para que o Município possa manter sua política de alto investimento no setor, o que hoje corresponde a mais de 33% do orçamento da Administração Municipal, mais que o dobro do índice obrigatório constitucionalmente, de 15% do orçamento”, afirma a SMS, em nota.

De acordo com a secretaria, não haverá comprometimento do funcionamento do Hospital Maternidade Araken Pinto com o acúmulo da urgência pediátrica.

O Hospital Nivaldo Júnior, que foi batizado com o nome de um pediatra potiguar morto durante a pandemia de Covid-19, tinha 41 leitos, sendo 15 de neonatal e 26 leitos clínicos de pediatria para internamento. Além disso, o hospital oferecia tratamento contra sífilis e icterícia.

O Conselho Municipal de Saúde criticou o fechamento da unidade. “É um descaso que o prefeito Álvaro Dias, que é médico, feche equipamentos de forma recorrente. É uma atuação desastrosa. O fechamento afeta a saúde dos usuários e dos trabalhadores. Os funcionários estão adoecidos, com sentimento de revolta, angústia e impotência”, afirma Ana Maria Evangelista, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Natal.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui