SELO BLOG FM (4)

Prefeito paraibano, que é médico, diz que ter filhos com autismo é “infelicidade”

FOTO: REPRODUÇÃO

O prefeito da cidade de Pombal (PB), Dr. Verissinho (Republicanos), afirmou ser uma “infelicidade” ter filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A declaração, que ocorreu durante coletiva de imprensa, viralizou nas redes sociais e rendeu reações negativas.

“Ajudando as pessoas que têm a infelicidade de terem filho com transtorno a procurarem as escola do município, os neuropediatras de Sousa (PB) estão orientando os pais e mães de Pombal para procurarem a escola do município porque tem cuidador, tem psicopedagogo…”, disse, ao justificar o aumento nas contratações do município.

Dr. Verissinho, na ocasião, ainda afirmou que muitos pais que “têm filhos com transtorno” estão tirando as crianças de escolas particulares e as transferindo para estabelecimentos de ensino do município.

A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa, no momento em que o gestor respondia sobre a realização de concurso público no município.

O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) repudiou a fala, em nota publicada nas redes sociais. “Tal fala é profundamente ofensiva, capacitista e demonstra um total desconhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, frisou.

“Declarações como a do Prefeito Dr. Verissinho reforçam estigmas e preconceitos que lutamos diariamente para combater. Essas falas vão de encontro aos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que asseguram a dignidade, igualdade e inclusão das pessoas com deficiência”, destacou o movimento.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui