Raro e em extinção, um filhote de gato-mourisco foi resgatado por policiais militares na tarde de terça-feira (14) no município de Milagres, na região do Cariri, no Ceará. O animal integra a lista oficial de espécies ameaçadas da fauna brasileira, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O felino foi encontrado por um agricultor no momento em que ele plantava milho em seu sítio, no Distrito de Catarina. De acordo com a Polícia Militar do Ceará, o próprio lavrador entrou em contato com o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente para resgatar o filhote. O animal selvagem foi entregue aos cuidados do ICMBio.
“O agricultor viu o animal e o levou para casa, inicialmente pensando que se tratava de um gato. Depois, reparou que era outra espécie e entrou em contato com uma outra pessoa, que nos contactou”, explicou o Tenente Yrtonny, subcomandante da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), ao Diário do Nordeste.
Conforme aponta a “Avaliação do estado de conservação do Gato-mourisco”, um documento elaborado pelo ICMBio, o felino consta na lista de animais ameaçados de extinção desde 2003.
Época