SELO BLOG FM (4)

Portugal escolhe para embaixada no Brasil diplomata expulsa por Maduro

FOTO: REPRODUÇÃO

O governo de Portugal escolheu Isabel Brilhante Pedrosa para chefiar a embaixada do país no Brasil. A opção indica que a relação entre os dois países pode entrar em uma nova fase.

Até então, o atual embaixador, Luís Faro Ramos, não escondia sua predileção pelo governo Lula e seu alinhamento com a esquerda. Isabel, por sua vez, é considerada de centro-direita, a mesma corrente que hoje governa Portugal. Apesar da boa relação entre os dois governos, seu perfil é descrito como mais político do que diplomático, o que a diferencia do antecessor no posto.

A troca na embaixada está prevista para o dia 20 de janeiro, mas ainda depende de publicação no Diário Oficial de Portugal e de aceitação pelo governo brasileiro. Será a primeira vez na história que Portugal terá uma mulher no comando da embaixada.

Se a indicação for confirmada, Isabel chegará ao Brasil em meio a uma divergência com os Estados Unidos sobre a atuação do governo norte-americano na Venezuela. Lula criticou a captura e prisão pelos Estados Unidos de Nicolás Maduro, e seu partido, o PT, acusou Donald Trump de sequestrar o presidente venezuelano e sua mulher.

Isabel é considerada inimiga por Maduro. Em 2021, quando era embaixadora da União Europeia em Caracas, ela foi expulsa da Venezuela após a aplicação de sanções a 19 dirigentes do chavismo. O governo Maduro a declarou persona non grata e deu 72 horas para que deixasse o país.

Na ocasião, a União Europeia acusou Maduro de “minar os direitos eleitorais da oposição e o funcionamento democrático da Assembleia Nacional, além de promover graves violações dos direitos humanos e restrições às liberdades fundamentais”, o que o governo brasileiro nunca reconheceu.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui