A Porsche estreou na Bolsa de Valores de Frankfurt no final de setembro com resultados melhores do que os esperados. E a boa fase da empresa de Stuttgart continua. A consultoria Brand Finance anunciou que a fabricante foi considerada a marca de luxo mais valiosa do mundo em 2022.
O estudo não é limitado ao segmento automotivo e também inclui grifes de outras áreas, como vestuário, joalheria e relojoaria. A Porsche manteve a primeira colocação em relação ao levantamento anterior, mas com valor de mercado 2% menor, de US$ 33,7 bilhões (R$ 175,3 bilhões, na conversão do dia).
A Brand Finance explica que o IPO (evento que marca a entrada de uma empresa no pregão de bolsa de valores) serviu como ratificação do valor da empresa. “Fazia muito sentido extrair valor escondido dentro do grupo Volkswagen, especialmente quando você tem uma marca de luxo icônica como a Porsche, que é tão valiosa”, disse em nota Alex Haigh, diretor financeiro da consultoria.
Depois da Porsche, aparecem grifes de vestuário e acessórios nas oito colocações seguintes. A Ferrari é a única outra fabricante de carros a figurar no top 10, com valor de mercado estimado em US$ 8 bilhões (R$ 41,6 bilhões). Veja abaixo o ranking:
- Porsche – US$ 33,7 bilhões (R$ 175,3 bilhões)
- Louis Vuitton – US$ 23,4 bilhões (R$ 121,7 bilhões)
- Gucci – US$ 18,1 bilhões (R$ 94,1 bilhões)
- Chanel – US$ 15,2 bilhões (R$ 79,1 bilhões)
- Hermès – US$ 13,5 bilhões (R$ 70,2 bilhões)
- Cartier – US$ 12,4 bilhões (R$ 64,5 bilhões)
- Dior – US$ 9 bilhões (R$ 46,8 bilhões)
- Rolex – US$ 8,4 bilhões (R$ 43,7 bilhões)
- Ferrari – US$ 8 bilhões (R$ 41,6 bilhões)
- Estée Lauder – US$ 7,9 bilhões (R$ 41,1 bilhões)
Outras seis fabricantes de automóveis aparecem entre as 50 marcas de luxo mais valiosas do mundo. São elas: Bentley (23º lugar), Lamborghini (30º), Rolls-Royce (38º), McLaren (41º), Maserati (45º) e Aston Martin (47º).
G1