O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) registrou até essa terça-feira (27) a chegada de pelo menos 6 toneladas de lixo ao litoral do Estado. O dado é preliminar e deve aumentar nos próximos dias, com a pesagem de mais volumes que continuam sendo recolhidos.
Os resíduos, que incluem pedaços de plástico e até material de origem hospitalar, começaram a ser encontrados nas praias no fim da semana passada. A origem do material ainda é desconhecida, assim como os danos ambientais.
A principal suspeita é que o lixo tenha sido trazido ao RN pela força da correnteza após o lançamento de resíduos no mar em Recife (PE), após inundações provocadas pelas chuvas. Além do Rio Grande do Norte, a Paraíba também registrou a chegada dos resíduos.
Em parceria com as prefeituras dos municípios afetados e organizações não governamentais, o Idema trabalha desde o fim da semana passada no recolhimento do lixo e na destinação adequada dos resíduos. As amostras estão sendo armazenadas para auxiliar as investigações. A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abriram procedimentos para apurar como o material foi parar no mar.
Nessa terça (27), em entrevista ao programa “Repórter 98”, da 98 FM Natal, o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, divulgou em primeira mão a lista com os locais afetados até agora com a chegada do lixo no Rio Grande do Norte. São 13 localidades do litoral potiguar, que estão em quatro municípios.
O Idema recomenda à população que evite o banho nessas praias e até caminhadas na orla, por causa do risco de ainda haver na areia objetos cortantes, como agulhas, já que houve material hospitalar localizado entre os dejetos.
A lista de locais atingidos pode aumentar, segundo o diretor do Idema. “Ainda no dia de ontem recebemos informações, ainda que não oficiais, da possível chegada de resíduos em Senador Georgino Avelino, que fica vizinho a Nísia Floresta, e alguma chegada de resíduo aqui em Natal, por trás do Morro do Careca”, afirmou o diretor do Idema.
Confira a lista de praias atingidas:
Baía Formosa
Pontal
Cachoeira
Barreirinha
Rio Guaju
Canguaretama
Ponta do Rio/Barra do Cunhaú
Nísia Floresta
Camurupim
Barreta
Tabatinga
Búzios
Pirambúzios
Tibau do Sul
Minas
Sibaúma
Cacimbinha