SELO BLOG FM (4)

Por causa do lixo, Idema recomenda evitar banho em 13 praias do RN

FOTO: FERNANDA ZAULI

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) registrou até essa terça-feira (27) a chegada de pelo menos 6 toneladas de lixo ao litoral do Estado. O dado é preliminar e deve aumentar nos próximos dias, com a pesagem de mais volumes que continuam sendo recolhidos.

Os resíduos, que incluem pedaços de plástico e até material de origem hospitalar, começaram a ser encontrados nas praias no fim da semana passada. A origem do material ainda é desconhecida, assim como os danos ambientais.

A principal suspeita é que o lixo tenha sido trazido ao RN pela força da correnteza após o lançamento de resíduos no mar em Recife (PE), após inundações provocadas pelas chuvas. Além do Rio Grande do Norte, a Paraíba também registrou a chegada dos resíduos.

Em parceria com as prefeituras dos municípios afetados e organizações não governamentais, o Idema trabalha desde o fim da semana passada no recolhimento do lixo e na destinação adequada dos resíduos. As amostras estão sendo armazenadas para auxiliar as investigações. A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abriram procedimentos para apurar como o material foi parar no mar.

Nessa terça (27), em entrevista ao programa “Repórter 98”, da 98 FM Natal, o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, divulgou em primeira mão a lista com os locais afetados até agora com a chegada do lixo no Rio Grande do Norte. São 13 localidades do litoral potiguar, que estão em quatro municípios.

O Idema recomenda à população que evite o banho nessas praias e até caminhadas na orla, por causa do risco de ainda haver na areia objetos cortantes, como agulhas, já que houve material hospitalar localizado entre os dejetos.

A lista de locais atingidos pode aumentar, segundo o diretor do Idema. “Ainda no dia de ontem recebemos informações, ainda que não oficiais, da possível chegada de resíduos em Senador Georgino Avelino, que fica vizinho a Nísia Floresta, e alguma chegada de resíduo aqui em Natal, por trás do Morro do Careca”, afirmou o diretor do Idema.

Confira a lista de praias atingidas:

Baía Formosa

Pontal

Cachoeira

Barreirinha

Rio Guaju

Canguaretama

Ponta do Rio/Barra do Cunhaú

Nísia Floresta

Camurupim

Barreta

Tabatinga

Búzios

Pirambúzios

Tibau do Sul

Minas

Sibaúma

Cacimbinha

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui